Bolo de nozes com baba de moça.

Ingredientes

2 xícaras (chá) de farinha de trigo
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de nozes moídas (no liquidificador)
½ xícara (chá) de margarina (100g)
1 copo de iogurte natural integral (200g)
1 colher (sopa) de fermento em pó
3 ovos (claras e gemas separadas)
1 pitadinha de sal

Preparo
1 - Unte e enfarinhe apenas o fundo de uma forma redonda de 30 cm de diâmetro (isso faz com que o bolo cresça igualmente, sem formar a montanhinha no centro). Reserve-a.
2 - Peneire a farinha juntamente com o fermento e reserve.
3 - Bata as claras em neve e reserve.
4 - Bata bem as gemas com açúcar e a margarina. Junte o sal e o iogurte e bata para misturar. Desligue a batedeira.
5 – Junte a farinh a e as nozes moídas, misturando tudo com um batedor de mão. Por fim, acrescente as claras em neve, misturando-as delicadamente com o batedor (fouet).
6 – Ponha a massa na forma preparada e leve-a a assar em forno moderado, pré-aquecido, por uns 35/40 minutos, ou até que passe no teste do palito (enfiando um palito no centro do bolo, esse sai limpo e não ‘sujo’ de massa). Depois de assado, tire o bolo do forno e deixe que esfrie na forma.

Baba de moça (recheio)
Ingredientes
1 lata de leite condensado
1 garrafinha de leite de coco integral (200ml)
3 gemas de ovos

Preparo
Passe as gemas por peneira, sobre uma panela média (de fundo grosso). Junte o leite condensado e o leite de coco e misture tudo. Leve ao fogo, mexendo sempre, até engrossar. Deixe esfriar.

Calda
(não usei açúcar na calda porque já considero o bolo suficientemente doce)
Ingredientes
¾ de xícara (chá) de leite fervido e frio
2 colheres (sopa) de leite de coco

Preparo
Misture tudo e use para molhar o bolo

Marshmallow (de cobertura)
Ingredientes
2 xícaras (chá) de açúcar
1 xícara (chá) de água
4 claras de ovos grandes
Preparo
Numa panelinha, misture bem a água com o açúcar e leve ao fogo (sem mexer mais) e deixe que ferva até que atinja o ponto de bala dura (veja abaixo). Enquanto isso, bata as claras em neve (em picos armados mas não duros). Quando a calda atingir o ponto, derrame-a sobre as claras, com a batedeira ligada (em velocidade média), e deixe que bata até que a mistura fique morna. Espalhe-a sobre o bolo e decore com metades de nozes.
Notas:
Para o meu bolo, que seria servido a umas quarenta pessoas, preparei três vezes a receita da massa; e fiz uma vez e meia a do recheio, que ficou assim: 1 lata e meia de leite condensado, 1 vidro e meio (300ml) de leite de coco e cinco gemas (eu tinha também ovos pequenos, por isso juntei 2 gemas pequenas na meia receita); fiz como explicado acima. Como eu tinha ainda duas xícaras de nozes, piquei metade delas, em pedaços mais ou menos grandes, e espalhei-as sobre o recheio. Isso deu a ele uma deliciosa crocância, e combinou bem com a baba de moça, coisa que eu receava que não acontecesse. Com a outra parte das nozes, eu fiz a decoração do bolo. Quanto à calda, usei as medidas da calda acima. Para molhar um bolo feito só com a massa acima, use ¼ de xícara de leite e 1 colher de chá de leite de coco. A cobertura acima dá para cobrir bem até um bolo feito com duas massas. Para que desse para cobrir o meu bolo (três vezes maior), fiz a calda do marshmallow assim:
Misturei bem o açúcar com a água (nas mesmas quantidades da receita acima) até dissolver o açúcar, e levei tudo ao fogo, conforme explicado. Nesse ponto, ou seja, antes que a calda começasse a ferver, mas já quente, coloquei dentro dela, uma colher (sopa) bem cheia de glucose de milho (substância parecida com um mel transparente, bem grosso e pegajoso, vendido em lojas de festa. A glucose “incrementa” o volume das claras o que aumenta a cobertura). Deixei a colher com a glucose dentro da panelinha da calda, que estava no fogo (sem mexer) até que a glucose se dissolvesse. Tirei a colher e passei a esperar que a calda chegasse ao ponto. Para saber se chegou ao ponto, coloque um pouquinho de água fria num pires ou numa tigelinha e pingue nessa água, algumas gotas da calda (depois que ela começar a engrossar). Quando a calda não mais se dissolver na água do pires, e puder se apanhada com as pontas dos dedos (como uma bolinha que vai endurecendo), chegou ao ponto e deve ser logo despejada sobre as claras, já em neve (com a batedeira ligada!).

Outras notas:Quando se tratar de bolos a ser recheados e cobertos (para festa), nunca prepare a massa no mesmo dia de montar o bolo, e sim, no mínimo, na véspera (para que a massa fique mais firme e não quebre com facilidade, ao ser manuseada). No momento de desenformar o bolo, leve-o antes à chama do fogão, em fogo baixo, e deixe que a forma esquente um pouco (cuidando para que o bolo não queime). O calor faz com que a manteiga da forma derreta, e o bolo se desprenda com mais facilidade. Se for o caso, passe também uma faca em volta do bolo para soltar as laterais.


0 comentários:

Postar um comentário